Informação

Este blog está sempre em construção.
Contigo na Catequese com o novo acordo ortográfico.
Deixe o seu comentário acerca da recetividade dos conteúdos.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

São Francisco de Assis

«Um autêntico "gigante" da santidade, que continua fascinando muitíssimas pessoas de todas as idades e religiões.» Papa Bento XVI





O Papa Bento XVI numa das suas catequeses evocou São Francisco de Assis como um «"gigante" da santidade». E porquê?

Filho de rico comerciante italiano, cresceu e tornou-se um jovem popular entre os seus amigos pelas suas extravagâncias. Descobre a sua vocação quando ouve a voz de Cristo que lhe falou de um crucifixo na igreja de São Damião. A partir de então deixa a sua vida de luxo, renuncia à herança paterna e a partir daí vive em total pobreza e vai restaurar a Igreja em ruínas como lhe falou o crucifixo, dedicando-se aos leprosos, doentes, amando todos como irmãos. Francisco caracteriza-se pela sensibilidade fraterna, humildade e generosidade e o respeito pela Criação, características que outros jovens se identificaram seguindo os seus passos, fundando a Ordem dos Frades Menores. Só com sua fé e sua mansidão pessoais, percorreu com eficácia o caminho do diálogo: encontrou-se no Egito com um sultão muçulmano. É um modelo que deve inspirar, ainda hoje, as relações entre cristãos e muçulmanos, para promover um diálogo na verdade, no respeito e na compreensão mútuos.



A saudação franciscana é Paz e Bem

A festa litúrgica celebra-se a 4 de outubro
É Patrono dos animais e da ecologia. Escreveu um hino à Criação: o Cântico das Criaturas
A oração principal é a Oração da Paz

Senhor: 
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a .
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém

Última vez consultado em outubro de 2012
Cãntico das Criaturas aqui
Oração da Paz aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário